Impossível não pensar em flores nesta época do ano. Por isso, nesta matéria trazemos um conteúdo especial, sobre flores que podem ser cultivadas em todo o país, embelezando os jardins e hortas.

Além disso, as flores podem ter outras finalidades, como o consumo (no caso das flores comestíveis), ornamental (no caso das flores utilizadas em arranjos ou composições nos jardins e paisagismo e mais.

As áreas de contemplação, integrando plantas, pessoas, insetos e demais visitantes do jardim trazem uma série de vantagens. Além desta conexão, há benefícios aos sentidos (olfato, visão, tato, paladar e audição). 

Da horta ao prato: conheça as flores comestíveis

Quais são elas?

As plantas que possuem as flores comestíveis geralmente são cultivadas em sol pleno e possuem hábito herbáceo, de ciclo curto. Algumas espécies podem ser consumidas além da flores, como a capuchinha, que também tem as folhas e frutos comestíveis.

Algumas são mais comuns em climas frios e durante o inverno, como lavandas e boca de leão. Ambas podem ser cultivadas em vasos, floreiras ou canteiros.

Neste reels da Carol Yuka, você conhece mais opções para cultivar na horta:

https://www.instagram.com/reel/Cj2qTsggsOG/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Quais os cuidados ao consumir?

É importante conhecer a origem das flores, priorizando as orgânicas, se possível. Para consumir, corte as flores com uma tesoura e lave em água corrente.

Utilize as pétalas em saladas, pratos com hortaliças ou até em sobremesas!

É possível comprar as flores já higienizadas e prontas para o consumo, como neste lindo mix da Erva Sal:

Clique neste link e confira 7 dicas para incluir as flores comestíveis na sua alimentação!

Vamos plantar!

Para tirar todas as dúvidas sobre o cultivo das flores comestíveis, conversamos com a Engenheira Agrônoma e Paisagista, Raquel Melilo, que atua em projetos de paisagismo produtivo, com flores e ervas em meio aos ambientes. Acompanhe:

Como começar o cultivo das flores?

Muda de sálvia vermelha, com raízes bem formadas.

Como planejar o canteiro?

É preciso adubar?

Como atrair insetos polinizadores?

Borboleta coletando pólen em flor de Girassol Mexicano, também conhecido por Tithonia

 

Jardim de flores: de encher os olhos e o coração

A beleza encantadora das flores é muito explorada em projetos de paisagismo em áreas abertas, como parques, praças, áreas comerciais e até residenciais.

Alguns jardins são marcados por plantas de mesma coloração. Outros trazem o contraste de diferentes cores e espécies, formando um mix único. É possível explorar diferentes alturas e arquiteturas de plantas, combinando as mais rasteiras e baixas, com mais eretas e robustas.

Neste jardim foi feito uma espécie de labirinto, onde no caminho, é possível passear pela grama, rodeado pelas flores. 

Foto nos jardins do Mátria Parque de Flores – São Francisco de Paula/RS

 

Quer saber ainda mais sobre este assunto? Acesse este post onde falamos sobre hortaliças que também possuem as flores comestíveis.